sábado, 11 de fevereiro de 2012

10 Erros de um intercambista.

Navegando na web, achei esse artigo muito interessante e decidi compartilhar... è sobre os principais erros de quem faz um intercâmbio. Espero que gostem, e não os repita em sua experiência.


1° Não ter um objetivo claro.
     Quem não tem um objetivo claro, simples e direto nunca vai saber se esta no "caminho certo". Não importa qual seja seu objetivo ao realizar o intercâmbio, ele tem que ser claro de forma que você possa sempre mensurar se esta perto ou não de conquistar.

2° Não ter um planejamento detalhado.
     Planejar é preciso, Independente se você vai ficar 5 meses ou 1 ano no seu novo destino. Especialmente planejamento financeiro. Tentar prever o dinheiro que vai ser gasto ajuda a prevenir frustrações desnecessárias.

3° Não contratar uma agência especializada.
      Comprar um programa de intercâmbio é completamente diferente de comprar um bem de consumo. Um intercâmbio é uma prestação de serviços e jamais pode ser medida pelo preço praticado pelas agências. Basicamente a experiência que envolve esta pesquisa é fundamental no seu desenvolvimento e percepção de qualidade. Ao decidir comprar o programa em determinada agência, significa que está "satisfeito" com o serviço prestado. Este serviço pode vir através do atendimento que lhe é prestado, do interesse da agência em ter você como cliente e claro por preço tambem. Mas preço é apenas um desempate técnico, não podendo ser visto como prioridade em uma negociação, já dizia o ditado: "O barato pode sair caro".

4° Não estudar as informações sobre o país de destino.
      Isto é fundamental para qualquer um e muito provavelmente as pessoas o façam espontaneamente. Viajar sem estudar um pouco sobre a cultura local, comidas típicas, pontos turísticos, curiosidades, crenças, clima e transporte é um erro que pode ser evitado.

5° Viajar sem seguro saúde.
      Cuidar da saúde deveria fazer parte da primeira linha na lista de metas de qualquer pessoa. E viajar sem um seguro saúde confiando apenas na rede pública do destino é absurdo. Seguro saúde exerce um papel duplamente importante. Primeiro em cobrir eventuais problemas que você possa ter durante a estadia no exterior. Segundo para tranquilizar os pais.

6° Levar todo o dinheiro em espécie.
    Isso é muito simples. O ideal é levar 80% do dinheiro em VTM(Visa travel money) que é uma forma bastante segura para levar seu dinheiro e 20% em espécie para as primeiras despesas.

7° Não controlar os gastos/despesas.
     Muita gente não consegue controlar a ansiedade de comprar um laptop ou roupa de tal marca... etc...Naturalmente no exterior é muito mais fácil comprar eletrônicos e roupas de marcas por preços mais acessíveis. Seu planejamento deve ter uma base muito sólida. É muito importante prever estas despesas com antecedência  e não comprometer seu dinheiro com uma coisa que não tenha tanta importância.

8° Perder o foco.
      Perder o foco é um problema diretamente associado aos seus objetivos. Especialmente o quãos claros seus objetivos realmente são e o quão persistente você é para o segui-los. Tente vizualizar seus objetivos de modo amplo e mesmo se você os alcançar mais rápido que o esperado, crie novos objetivos e aproveite ao máximo essa experiência única.

9° Não estar aberto a uma nova cultura.
   Fazer intercâmbio sem estar aberto a uma nova cultura é o mesmo que ir para uma festa emburrado. Nada vai fazer sentido, você não vai gostar de nada e vai achar tudo muito chato, vai comparar tudo com o seu país de origem. (é o que vejo na maioria dos blogs e vlogs).

10° ????
Qual seria o 10° maior erro de um intercambista para você???
Comente e compartilhe sua opinião.

Um comentário:

Anônimo disse...

quase tão importante quanto os dez mandamentos de como obedecer a mulher!!